Toy Story


‘Toy Story 4’ já conseguiu 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, e o jogo do primeiro filme merece o mesmo!


‘Toy Story’ é um dos meus filmes favoritos da vida, senão o favorito, e o seu jogo para Genesis/Mega Drive fica entre os 10 melhores de todos os tempos - não só por conta do fator nostalgia, mas porque é de cair o queixo. Ele segue a premissa do filme de 1995, com algumas poucas alterações, todas muito bem-vindas.

Este é mais um daqueles casos de jogo que foi lançado também para SNES, e apesar de serem extremamente parecidos, me vejo obrigado a dar uma pontuação maior para a versão do Genesis/Mega Drive. Os gráficos são impecáveis, quase cinematográficos, responsabilidade da Traveller’s Talles (famigerada TT Games, dos jogos da LEGO). As cores e o design trazem um realismo que a versão da Nintendo acaba perdendo, e a imersão por sua vez acaba sendo muito maior.

Você joga com Woody a maior parte da aventura, passando por cenários como o quarto do Andy, o Pizza Planet, a máquina do Garra e o quarto do Sid, com uma jogabilidade simples de pular e “atirar” a cordinha das costas do brinquedo. Pelas fases você se depara com vários personagens do longa – seja como cenário ou para lhe atrapalhar… -, e é sempre um deleite encontrá-los quando menos se espera.

Mas não é só o cowboy que passa por suas mãos! Em algumas fases, você assume o volante com CR, as rodas de Roller Bob (o brinquedo skate modificado por Sid) e pode até cair com estilo na última fase com Buzz Lightyear. Esta, infelizmente, é a única fez que podemos jogar com o patrulheiro espacial, mas isso não incomoda, já que ele está presente em várias fases.

Se está pensando que o jogo é moleza, pode ir tirando o Bala no Alvo da chuva. Com o avançar das fases, as dificuldades vão aumentando cada vez mais. Perdi um booom tempo tentando impedir que o Garra pegasse o Buzz, tentando fugir da casa do Sid e chegar no carro do Andy. Desafios que, quando superados são muito gratificantes.

O design das fases é fabuloso, como pincelei. A criatividade dos desenvolvedores é admirável, com fases estilo “Doom” e tendo que passar despercebido pelos frequentadores do Pizza Planet. A trilha sonora ajuda a manter o clima animado de Toy Story, evitando replicar o que o filme apresentou, recriando uma nova composição exclusiva para o game – muito bem executada, diga-se de passagem.

Defeitos? Eu apontaria talvez a dificuldade de certas fases, que pode ser frustrante algumas vezes, mas é uma coisa mínima na magnitude da obra que é “Toy Story”! Recomendo sem hesitar.



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